Apae de Brusque promove Encontro Regional do Médio Vale
O Instituto Santa Inês, entidade mantida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque, promoveu na manhã de sábado (29) mais uma edição do Encontro Regional das Apaes do Médio Vale do Itajaí, com a participação de 351 inscritos de 22 associações. O encontro foi para estudar, discutir e trocar experiências para melhorar cada vez mais os trabalhos desenvolvidos em benefício dos educandos.
Mirela Zucco Muller, coordenadora do Instituto Santa Inês, explicou ao repórter Júlio Mocellin que a programação incluiu, além de oficinas e atividades com os educandos e professores, cinco palestras. O desenvolvimento infantil, a avaliação pedagógica na inclusão escolar, a acessibilidade e o mercado de trabalho, a contação de histórias para os pequeninos e o trabalho com os deficientes maduros foram os temas abordados.
O relações públicas da Apae de Brusque e primeiro voluntário do movimento apaeano em Santa Catarina, Márcio Belli, destacou à reportagem da Rádio Cidade que o entrosamento social dos educandos é a maior conquista dos profissionais e voluntários que se dedicam à árdua e prazerosa atividade de labutar com os portadores de necessidades especiais.
Um dos assuntos tratados foi a participação da Apae brusquense na 18ª Olimpíada Estadual das Apaes, que será realizada em Jaraguá do Sul entre os dias 4 e 9 de maio próximo. Desde o ano de 1989 a Apae de Brusque, que é pioneira em Santa Catarina e a segunda do Brasil, promove encontros desta natureza. No primeiro, participaram 16 apaeanos de cinco associações.
Conheça o Hino do Excepcional:
Crescer no aprendizado, ser social, capaz e ser feliz.
Com amigos dedicados chegaremos a um fim.
Me olhe com carinho e então serás feliz.
Eu sou a semente no imenso jardim,
Onde as flores só nascem
Se o solo for bom.
Só tú que és mestre, só tú que és pai.
Só tú que és amigo, só tú que és mãe.
Sabem que eu preciso de carinho e muito amor.
Vocês que formam a sociedade, é nela que quero viver.
É nela que quero crescer, é dela que preciso
Para a vida renascer.